Dala Nora advogados

Dala Nora advogados
A informação gera conhecimento e este é a maior riqueza que possuímos.

terça-feira, 29 de março de 2011

Sancionada lei que garante direito de avós visitarem os netos

Foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, dia 29, a Lei 12.398/2011que estende aos avós o direito à convivência com os netos. A nova lei acrescenta parágrafo único ao artigo 1.589 da Lei 10.406/2002 do Código Civil, e dá nova redação ao inciso VII do artigo 888 da Lei 5.869/1973 do Código de Processo Civil.


De acordo com o presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), Rodrigo da Cunha Pereira, já é prática dos tribunais brasileiros concederem aos avós o direito de visitas aos netos. Para ele, a nova lei legitima a importância dessa convivência familiar para a formação de crianças e adolescentes. "A lei vem reforçar ainda mais a importância para a formação psíquica e o bom desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes em conviver com os avós e com a família mais ampliada", afirma.


Para o advogado Marcos Duarte, presidente da seccional Ceará do IBDFAM, a lei veio em boa hora. Segundo o advogado, embora algumas decisões já reconhecessem esse direito, existia uma lacuna e os avós eram sempre esquecidos no momento de regulamentação das visitas. Duarte afirma também que a nova lei poderá contribuir inclusive no combate de casos de alienação parental que impedem os avós da convivência com os netos. "As crianças e adolescentes não podem ser penalizadas porque a família foi desfeita. São seres em formação e os avós são importantíssimos como referencial. São pais com açúcar, são referenciais de afeto", afirma.


Fonte: Site do IBDFAM - Assessoria de Comunicação Social do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM)

5 comentários:

  1. Como diria a professora, na era da família mosaico, essa é mais uma conquista do Direito no âmbito familiar. Numa sociedade que um casamento já está quase sendo regido pelo código de defesa do consumidor, onde você tem 5 dias pra devolver a mercadoria se não era aquilo que você esperava, os avós sofrem também, pois na época deles ainda existia um conceito de família.

    ResponderExcluir
  2. Penso que esta lei vai beneficiar muito a avós que sofrem por não poderem conviver com seus netos, que afinal são pedacinhos deles. Também é muito importante que os netos tenham essa presença dos avós que é um referencial de família, de amor incondicional e de experiência de vida.
    Em uma sociedade em que desafetos entre pais e mães é cada dia mais comum, não é justo que pessoas inocentes com a situação paguem por isso, tendo que deixar de conviver e assim, ambas as partes, sofrendo por falta de um carinho especial como este.
    Se hoje eu sou um estudante universitário, futuro advogado, uma pessoa que sabe o que é certo e que é errado, que sabe os valores éticos da sociedade, devo parte disso aos meus avós que me deram amor, carinho, atenção e me ensinaram o que é ser uma pessoa do bem.

    ResponderExcluir
  3. Finalemente oficializaram o direito de visita aos avós, que após a separação do casal, são, em muitas vezes, impedidos de conviver com os netos.
    É um absurdo tão grande, por exemplo, uma mãe impedir os avós paternos da criança de visitá-la, pelo simples fato de ser a mãe do ex-marido, sendo que quem efetuou a separação foi o casal. "Não existe ex-sogra", e com isto não se pode existir "ex-avó".
    É um direito, e muito mais, um dever dos avós interferirem favoravelmente na educação e no auxílio necessário da vida dos netos, pois eles também ajudam na formação do caráter das crianças e quando este convívio é retirado, a criança pode perder um vínculo familiar importante, tendo no pai uma ideia de pessoa ruim.
    Este direito veio tarde, sendo que alguns avós já perderam o contato com os netos, devido a impossibilidade de visita imposta pelo responsável da criança. Porém, "antes tarde do que nunca". Agora de oficializada, esta lei auxiliará muitas familias a manterem este contado que eh primordial na vida na criança, que é a parte que mais interessa em toda esta história.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom,essa nova lei,pois toda criança deve ter o privilégio de conviverr com os avós,pois atravez deles conhecemos nossas rízes,e agora com a lei em vigor as crianças filhos de pais separados vão ter uma estrutura base melhor de familia e valores!!!

    ResponderExcluir
  5. É lógico que para uma formação íntegra de uma criança uma família completa seria o melhor para ela, todavia nem sempre é assim. Como nem tudo é para sempre, não pode ser as crianças que devem sofrer com os conflitos entre os pais. Avós também fazem parte da família e de uma boa estruturação psíquica da criança, pois contam histórias incríveis, e somando a isso o lado paternal que fica com a criança nem sempre pode estar a todo instante ao lado dela, momento em que os avós podem ajudá-los.

    ResponderExcluir