Dala Nora advogados

Dala Nora advogados
A informação gera conhecimento e este é a maior riqueza que possuímos.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A construção da marca do advogado começa nos bancos da Faculdade

Maria Aparecida Voltolini Dala Nora-Bióloga, Advogada , especialista em Mediação. Consultora em Direito de Família. Professora Universitária.

Desde que iniciei minha carreira como docente universitária, me questiono: o que realmente estou fazendo por meu aluno? Estarei eu contribuindo para sua permanência no Curso? Estou com a disciplina de Introdução a Ciência do Direito, despertando seu interesse pelo Direito? É certo que sempre procuro “colocar flores dentro do balaio”, para despertar o empenho dos mesmos pelo Curso. Tarefa árdua, eis que geralmente não temos uma turma homogênea o que faz com que o professor tenha que inicialmente traçar um perfil da turma para melhor conseguir atingir seus objetivos.
E com a disciplina de Mediação e Arbitragem, será que consigo fazê-los entender, que através da Mediação, o grau de satisfação é melhor para as partes?
E no Direito do Consumidor? Como conseguir fazê-los compreender que a fixação do Dano Moral é imensurável e que ao mesmo tempo, não é um comércio, mas sim uma questão de Direito.
E no Direito Civil, quantos questionamentos, quantas dúvidas, mas tudo isso faz parte do aprendizado e da formação do futuro profissional. O mais importante, é que realmente eu consiga, não ser uma mera passante na vida destes acadêmicos, mas sim alguém que por sua postura ética e forma de trabalho deixa uma marca em seus alunos.(1)
Lendo a Revista Consulex, nº 196 de 15 de março de 2005, me deparei com um artigo assinado por Rodrigo D’ Almeida Bertozzi & Lara Cristina de Almeida Selem, cujo título está transcrito acima e que acredito firmemente ser de grande valia para o melhor crescimento do acadêmico.
Transcrevo parte do artigo, para assim auxiliar aos futuros bacharéis a se encontrarem em seu mundo discente.
Preocupar-se com a carreira desde os bancos da faculdade não passa nem perto de ser uma questão tola, ou mera vaidade. Ela é necessária para a sobrevivência do profissional no futuro, pois transformar-se-á em tomadas de atitudes que farão toda a diferença quando este profissional tiver que enfrentar o duro e massacrante mercado.
A pergunta que não pode calar é: “ O que eu acadêmico de Direito estarei fazendo daqui a dez anos?
Selecionamos algumas dicas quentes para o acadêmico que pretende criar sua “marca pessoal”e traçar um projeto sério sobre sua carreira profissional:
▪Inicie cedo a busca pelo conhecimento, além do que os professores possam ensinar. Pesquise quem são os mestres de cada área, leia seus livros e acompanhe um raciocínio mais apurado.
▪Quando estiver realizando um trabalho para a faculdade, já o faça completo e profundo visando sua publicação em algum site ou revista jurídica. Ouse pense diferente dos demais, não siga apenas o curso do rio.
▪Produza resultado de valor para os outros e para você mesmo, e não somente para tirar uma simples nota ou passar de ano. Esse é um desperdício inescusável.
▪Quando estiver preparando seu Trabalho de Conclusão de Curso, mantenha um arquivo gêmeo- livre de regras acadêmicas e da cultura da repetição- onde vise a publicação de um livro por uma editora de renome, vá além do que seu orientador sugerir, quebre regras, pois seu maior objetivo deve ser a publicação. Vença as próprias limitações; acompanhe projetos de Leis, investigue as grandes questões. Use sabiamente o tempo, ainda abundante na faculdade.
▪Atropele o senso comum, invista em sua carreira com a vontade própria dos atletas e, sempre, eticamente
▪Ao ser entrevistado para um estágio, primeiramente prepare um currículo moderno e principalmente mantenha uma imagem conservadora ao vestir-se. Informe-se sobre a sociedade de advogados na qual na qual irá se apresentar, visite o site, levante as área de atuação, busque informações que demonstrem o seu interesse.
▪A verdadeira respeitabilidade não se origina da vontade da maioria e sim de uma argumentação adequada. Exercite a grande arma do Direito que é a argumentação com lógica e inteligência.
▪Aprenda a desenvolver as ferramentas comunicacionais corretas para ampliar as oportunidades no mercado jurídico.
▪Busque apresentar-se sempre corretamente nas mais diversas situações como reuniões, palestras, visitas, encontros sociais.
▪Escreva o propósito de sua carreira, a missão, objetivos e quais os caminhos para alcançá-los.Planeje estratégica e adequadamente a carreira jurídica.
▪O poder de um profissional de sucesso é o conhecimento, e mais que isso, é o conhecimento visível que chega até os outros das mais diferentes maneiras. A luta infinita por uma personalidade própria, de acordo com os sonhos, projeções futuras e desejos são,poderosos conceitos de transformação e mudanças para a vida.(2)
▪E por fim lembre-se: não somos o que vivemos, somos o que sonhamos!
▪ Lute! Supere-se a si mesmo e tenha a certeza que a vitória é o reflexo de tuas atitudes durante o Curso.(3)


Bibliografia

1. Maria Aparecida Voltolini Dala Nora, Bióloga, Advogada, Especialista em Mediação. Consultora em Direito de Família, Professora Universitária.

2. Artigo transcrito em parte da Revisata Consulex ano IX, nº 196- 15 de março de 2005, pg. 12; A Construção da marca do Advogado começa nos bancos da faculdade.Selem; Lara Cristina de Alencar e Bertozzi;Rodrigo D.
3. Maria Aparecida Voltolini Dala Nora, Bióloga, Advogada, Especialista em Mediação. Consultora em Direito de Família, Professora Universitária.

22 comentários:

  1. Pra ser sincera eu não tenho um sonho desde criança de me formar em direito, mas admito que sempre passou pela minha cabeça, mas sei que é um curso bastante disputado então acabei deixando de lado. Porém tive a oportunidade e não pensei duas vezes, estou na primeira semana e confesso que já estou adorando. Pretendo seguir e não vou desistir até passar em algum concurso e trabalhar na polícia federal ou em algum fórum, para isso vou me esforçar.
    Parabéns pelo blog, muito bom..

    ResponderExcluir
  2. Professora Cida:

    Essas dicas realmente são quentes,devemos nos esforçar desde o início da carreira, nos bancos da faculdade.
    Eu estou iniciando o curso agora, faço parte de uma turma muito boa e espero
    alcançar os objetivos que serão propostos no curso e alguns objetivos pessoais,
    que carrego comigo.
    Parabéns pelo blog professora. Muito sucesso e felicidades.

    Também desejo muito sucesso aos meus novos colegas. Que possamos caminhar juntos nessa nova etapa, sempre colaborando e contribuindo de forma ética, pois sempre teremos muito a aprender uns com os outros.

    ResponderExcluir
  3. Meu objetivo sempre foi trabalhar, em uma profissão que de alguma forma ajudasse as pessoas diretamente; então havia optado por algo na área da saúde. Mas tive oportunidade de conhecer e trabalhar com o direito através de um estagio. Hoje estou cada vez mais apaixonada por esse curso, estou no primeiro semestre, e suas dicas são excelentes para todos nós, que devemos nos esforçar para fazer a diferença nesse meio profissional.
    Espero alcançar todas as minhas metas, para que no futuro consiga trabalhar realmente na área que eu quero, da segurança pública.
    Parabéns pelo blog e pela ótima professora incentivadora que você é! Sucesso tudo de bom!

    ResponderExcluir
  4. Professora Cida:
    Posso ver que estou realmente em sintonia com meu curso,pois o texto e as dicas são exatamente os mesmos motivos que me levaram a decidir ser aluna do curso de Direito,foi pensando quem eu queria ser daqui alguns anos,o que e quais seriam minhas conquistas.Eu senti que estava na hora de dar os primeiros passos pois acredito q pra chegar onde pretendo a caminhada é longa os desafios são grandes mas tenho sede de vitorias e pretendo ser um profissional respeitado que usa a inteligência a seu favor e à favor dos que convivam comigo.
    E posso afirmar professora Cida que sua aula foi muito motivante pois você já tem o dom da palavra e passa seus conhecimentos com entusiasmo, seus novos alunos já se sentem contemplados.
    Parabéns pelo blog. E desejo sucesso para meus colegas.
    Josi

    ResponderExcluir
  5. Prof Cida! :)
    Comecei o curso de direito essa semana, confesso que estou muito animada, pois não sabia o que fazer ate o começo desse ano, quase optei por fazer contabilidade, pois já trabalho nessa área com minha mãe, que por sinal me aconselhou a não fazer contabilidade. Por isso resolvi pensar melhor, e hoje vejo que fiz a escolha certa. Não me vejo em outra profissão, a não ser advogada! Ou futura promotora! :)
    Parabéns pelo blog professora! é maravilhoso! :) beijos da sua aluna Roberta Beuter

    ResponderExcluir
  6. show! Realmente uma dica para refletirmos, que abri uma visão sobre o mundo novo enque estamos entrando, para sonhar. Fazer do nosso futuro trabalho algo q nos satisfaça, proficional e possoalmente, para q assim possamos fazer o melhor pra nos e para os envolvidos.
    "Não somos oque vivemos, somos oque sonhamos."
    isso ae ;)
    parábens pelo blog!
    Renan Neto.

    ResponderExcluir
  7. Olá professora! Primeiramente, parabéns pelo blog, será de grande utilidade para todos os estudantes do Direito, também por utilizar uma linguagem simples de fácil compreensão para todos.
    Adorei este texto por conter ótimas dicas para estudantes da área, e alem disso, apresentar motivação a todos q possam estar desmotivados assim como eu estava, pois achava que não consiguiria dar conta de estudar e aprender tudo que fosse necessário, mas agora meu ânimo voltou e acredito que posso dar o melhor de mim e me esforçar para aprender tudo que preciso.
    Continue nos motivando, Sucesso para a Senhora.

    ResponderExcluir
  8. Adorei o texto...
    Para mim cada um busca seu próprio objetivo dentro do curso de Direito, o professor em grande parte pode motivar muito o aluno,mas é necessário que o aluno também esteja comprometido, havendo uma harmonia entre ambos, de entendimento, clareza e objetividade em tudo que for feito.
    A pergunta " O que eu acadêmico de Direito estarei fazendo daqui a dez anos?"
    Para mim acho complicado responder hoje, admiro que consiga, eu percebo que nem sempre sai como planejamos, pelo constante aprendizado que vivenciamos a cada dia e assim muitas vezes pela mudança de idéias.
    Essas dicas dadas são fundamentais, pois não se constrói uma imagem ética com esforços alheios, e sim com nosso próprio objetivo profissonal, é o querer, o gostar e acima de tudo chegar a perfeição em tudo o que fizermos, criando nossa "marca pessoal".
    Obrigada profe
    Angélica

    ResponderExcluir
  9. Profe! Sinto que a senhora se preocupa muito em passar bem o conteudo para que nos possamos entender.. que bom! Nem todos professores pensam assim.. mas voce é uma pessoa muito espontanea e verdadeira na hora de ensinar, é melhor assim! a gente entende muito mais..
    O curso de Direito dá medo no começo, pois precisa de um conhecimento grande.. mas espero gostar muito.. adorei o blog! beijos

    ResponderExcluir
  10. Professora Cida!
    Desde sempre gostei do curso de Direito, o acho interessantíssimo. Essa luta por buscar o que é certo, o que é dos nossos direitos é simplesmente lindo. Mas gostaria de dizer que sua aula foi ainda mais inspiradora. Adorei o texto e achei que ele fala de uma maneira simples e correta sobre o que precisamos fazer. Obrigada pelas dicas, e espero poder sempre contar com a senhora pra qualquer dúvida. Parabéns pelo blog, felicidades.
    Christiana Barcelos.

    ResponderExcluir
  11. Sempre me interessei pelo curso de Direito, mas sempre me referi em cursa-lo com um pouco de receio, exatamente pela grande concorrência, pela necessidade de ser, não só um bom profissional, e sim o melhor, para atingir o sucesso. Muitas vezes também, medo de não conseguir nem mesmo o espaço necessário para que possa mostrar meu trabalho.
    A paixão no final me venceu, e hoje estou aqui, fazendo algo que muito tem me trazido alegrias, o direito a cada dia me encanta e me motiva mais a batalhar por ser uma excelente profissional.
    Obrigada pelas dicas, certamente nesses momentos iniciais, serão de muita valia.
    Beijo
    Tatiane

    ResponderExcluir
  12. Olá professora Cida!
    Iniciei o curso de direito neste ano, e em apenas duas semanas de aulas já tenho certeza que escolhio certo o curso de minha vida. Sei que para realizar minha vontade de ser Magistrada, ou seja, ser juiza a vara criminal, preciso me dedicar bastante. E as dicas que a senhora escreveu no texto acima, é de grande valia, pois de bachareis de direito o Brasil está bem equipado,porém precisamos ter um diferencial para nos sobressairmos aos outros e nos destacarmos, porque em um país com tanta concorrência quem não tiver preparado cai fora da disputa.
    Parabéns pelo blog, ele está incrível.

    ResponderExcluir
  13. olá professora Cida!

    Muito bom o seu texto. Sempre me interessei pelo Direito mas teimei comigo mesmo qdo entrei pra universidade comecei com administração pensei que poderia ajudar a administar os negocios da familia e que o curso iria me ajudar. Então deixei para trás o que realmente eu gostaria de fazer que era o direito, mas não consegui concluir administração não parecia comigo não me imaginava nisso. Então a paixão pelo direito no final me venceu e hoje estou cursando Direito muito feliz.
    Estou me preparando para ser uma futura promotora ou juiza somente Deus sabe o que tem pra mim no futuro.
    Afinal estou me preparando para ser uma profissional com excelência!

    Obrigado pelas dicas do texto, é de grande valia! E parabéns pelo blog é muito bom..
    Abraços profª Cida e minha amiga!

    ResponderExcluir
  14. Oi Cida! Parabéns pelo blog!!! Maravilhoso. Beijos mel

    ResponderExcluir
  15. Oi Professora Cida!!! Pode ter certeza que você já faz muito pelos seus alunos.
    Quando comecei o curso de Direito tinha muitas dúvidas, 1º semestre, e a única matéria que eu adorava e não faltava nunca, mesmo sendo de sexta- feira, era a sua. Sempre em suas aulas tinha uma história de vida, uma mensagem motivadora, que não deveriamos desistir, pois somente os vitoriosos é que lhe encontrariam novamente no decorrer da faculdade.
    Pois bem, aqui estou, e não pretendo, nem vou desistir, o que eu quero para minha vida hoje eu tenho absoluta certeza e posso afirmar que daqui a 10 anos vou estar formada, tranquila, estarei bem, com minha vida feita, o melhor ainda é que estarei realizada, e feliz.
    Tamis Schons Garrot 4º semestre Direito Unicruz

    ResponderExcluir
  16. Olá professora Cida, o texto realmente é muito bom, nos faz refletir a respeito de nossas atitudes como acadêmicos e também nos da dicas valiosas de como melhorarmos como alunos e por consequência como pessoas, além de contribuir para que possamos no futuro sermos profissionais com excelência em nossas carreiras.
    Obrigado por preocupar-se com suas aulas, isso as tornam mais agradáveis e produtivas, felizes nos estudantes se tivessemos mais professores interessados e dispostos a nos passar seus conhecimentos e suas experiências na área. Parabéns pelo blog, está muito bom.
    João Marcos - 1º sem. direito.

    ResponderExcluir
  17. Olá Professora Cida, venho felicitar-lhe pelo blog, os textos são muito bons, e desde já agradecer pelo seu interesse em passar mais do que a matéria do curso, e sim instigar aos seus alunos a aprofundarem-se e buscarem mais do curso e dos professores. Um grande abraço.
    Samuel Kaipper Raimundo - 1º Sem. Direito

    ResponderExcluir
  18. Olá professora Cida!
    Sinceramente nunca foi meu sonho cursar direito, mas já nessa primeira semana de aulas tenho quase a certeza de que não poderia ter escolhido curso melhor,tendo a certeza de que serei um ótimo defensor da lei, mas com a consciência de que nessa longa jornada de estudos vou precisar fazer o meu melhor, me doar ao máximo as aulas. As dicas do texto acima me fizeram refletir muito sobre o que eu busco para minha carreira profissional e para minha vida, tendo a certeza de que elas me ajudarão muito nessa longa e árdua jornada de aulas. Mas tenha a certeza de que vou levar essas dicas comigo para minha vida inteira e não apenas durante o curso, elas realmente me motivaram, me abriram os olhos para o mundo novo que estou entrando, E tenho a certeza de que lutando, me superando as vitórias virão.
    Obrigado pelas suas dicas e parabéns pelo seu blog é muito bom.
    Deinner Jarbiel Maurer 1º sem. de direito.

    ResponderExcluir
  19. Oii...creio que as informações acimas me ajudarão a me dedicar e me interessar cada vez mais pelo curso de Direito, devemos mostrar dedicação, e muita força de vontade para que no futuro sejamos profissionais de sucesso, esse texto nos ajuda a abrir a mente para o que queremos no futuro. Gostei muito do artigo, o blog também transmite um vasto conhecimento para nossas vidas. Vinicius Anzolin 1º Semestre de Direito.

    ResponderExcluir
  20. Olá Profª Cida, gostei muito de ler este artigo, pois é uma injeção de animo para os acadêmicos de direito, principalmente para quem esta ingressando este ano, pois é tudo novo, mas tudo maravilhoso. E cada vez mais estou ciente de que estou cursando o curso de certo... adorei direito desde sempre, era meu sonho desde o ensino fundamental.Este artigo realmente nos anima e nos motiva a não desistir de nossos sonhos e ideais.

    ResponderExcluir
  21. Olá Profª Cida, li e reli seu artigo, é muito importante essas informações e dicas para nós discentes que estamos começando a vida acadêmica e a futura profissão. O texto é muito bom e ajuda bastante a refletirmos sobre essas dicas para ser um profissional qualificado e reconhecido. Espero aprender muito com seu conhecimento e me dedicar ao máximo para alcançar meus objetivos.
    "O sucesso não é o final e o fracasso não é fatal: o que conta é a coragem para seguir em frente"
    Cícero Bilhalba da Silva 1º Semestre de Direito

    ResponderExcluir
  22. Professora Cida,
    a pouco comecei a estudar Direito que é uma profissão que admiro e estou muito animado. Achei interesante o texto, nos faz refletir sobre o que podemos ser ou fazer daqui 5 anos ou 10 anos. As dicas do texto permitirão que nos dediquemos cada dia mais no curso e assim nos tornaremos grandes profissionais na carreira que optarmos, seja ela como juiz,promotor ou advogado. Obrigado professora por estas dicas importantes na construção de um bom profissional do Direito.

    ResponderExcluir